quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Viagem Virtual - Danças no Mundo



A dança na Educação Física


          A dança, uma arte milenar, acontece no corpo e integra um campo de possibilidades que amplia os processos de aprendizagem e formação humana. O corpo é matriz geradora de movimento e de linguagens artísticas refletindo as sociedades nas quais estas manifestações ocorrem; desta forma, o movimento é uma forma complexa de pensamento inserido em uma rede de relações sociais (CAZÉ, 2008).

História do Reggaeton
   
     O nome reggaetón vem da junção das palavras “reggae” e “maratón” (maratón, traduzindo para o português: “maratona”, é o nome que se dá a um concurso de rima típico do rap). Sua origem é em Porto Rico e na Jamaica, conhecido como new reggae, música underground, rap, dem bow. O nome reggaeton só foi criado e se tornou proeminente entre 1994 e 1995, em Porto Rico. Mas a partir do século XXI tem ganhado espaço no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Características do Reggaeton

      O reggaeton geralmente é cantado em “spanglish” , uma mistura de inglês e castelhano (espanhol). Muitos artistas optaram por fazer suas músicas, principalmente, sobre sexo para alcançarem a fama mais rapidamente. Mas outros artistas usaram como temática, em suas letras, o racismo, as drogas, o crime (temas que fazem parte da cultura hip hop gangsta) e, até, o cristianismo.

 Mapas de onde surgiu o Reggaeton:


Foi na Jamaica onde iniciou-se a prática dessa dança.


Logo Após a dança se difundiu em outros países, como Porto Rico.


Coreografia Porto Riquenha.

A cultura Dança Reggaeton também se estabilizou no Panamá.
Bailes de Panamá, ao som de Reggaeton.


Referências Bibliográficas:
https://www.google.com/earth/
http://www.efdeportes.com/efd184/a-danca-na-educacao-fisica-escolar.htm
https://garambrothers.wordpress.com/2010/09/27/a-origem-do-reggaeton/

Produção de Vídeo - Danças no Mundo


          O vídeo produzido pelo grupo, relata a dança na educação física, a principio um dos integrantes do grupo da uma introdução sobre a dança escolhida, fala sobre a problemática que as danças enfrentam no currículo educacional, entre outros detalhes a respeito da mesma. Ao final do vídeo, vivenciamos alguns passos básicos do reggaeton.







Referência:

https://www.youtube.com/watch?v=lY4GnPoE4xM
https://garambrothers.wordpress.com/2010/09/27/a-origem-do-reggaeton/


Construção de Mapas Conceituais - Exergames nas Aulas de Educação Física




Resultado de imagem para exergames


      






         Os exergames são tecnologias digitais dirigidas a atividade física que tem sido utilizado mundialmente em escolas de maneira lúdica ou pedagógica. O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar os estudos que usam exergames na escola, apontar quais as potencialidades pedagógicas destes jogos para a educação e se suas bases teóricas estão consolidadas para seu uso escolar. De forma, com que a intencionalidade pode ser aplicada ao desenvolvimento de habilidades, auxiliando no comportamento motor do aluno.





Referência Bibliográfica:

http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8187/5814

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Jornais e Revistas Online na Educação Física


A Prática Do Muay Thai Em Promoção Da Saúde


          O tema proposto tem como objetivo despertar nos alunos o desejo de conhecer e praticar a Luta Tailandêsa "Muay Thai" tendo em vista os benefícios a saúde que o esporte oferece a seus praticantes. Um exemplo de benefício do esporte é, a melhora do condicionamento físico e o fortalecimento de toda a musculatura a partir de atividades aeróbicas. Para começar as aulas, os alunos precisam adquirir certos materiais. É o caso de bermuda, luvas, ataduras, caneleiras e protetor de boca. Logo abaixo há uma lista minunciosa dos benefícios que os alunos terão com a prática do esporte.

Os benefícios 

1. O suadouro garante a queima de muita energia. Dependendo do estágio e do preparo físico, o gasto chega até a 1 500 calorias por aula. Segundo os especialistas, a média de iniciantes fica na casa de 750 calorias por sessão. 
 
2. O coração sai ganhando: os chutes e os socos dilatam os vasos sanguíneos. Daí mais oxigênio e nutrientes passeiam pelo corpo. As câmaras cardíacas, exigidas, ficam fortes. 
 
3. Os músculos também se beneficiam. Mas, diversamente de outros exercícios localizados, o muay thai prepara o corpo de uma forma global. Há um aumento do tônus e da resistência muscular. 
 
4. O treinamento exige bastante da região central do corpo, principalmente do core, grupo de músculos situados no abdômen que dá sustentação à coluna vertebral. O core fortalecido garante uma ótima postura. 
 
5. Os golpes estimulam a amplitude dos movimentos, o que requer um bocado de precisão e elasticidade. A coordenação motora e a flexibilidade são aprimoradas — até mesmo nas tarefas do dia a dia. 
 
6. O boxe tailandês traz inúmeras benesses à cabeça. Além de extravasar a tensão, o muay thai ajuda seus praticantes a encarar os desafios. As aulas também são ótimas para a socialização.

Treinos que eles deveram desenvolver para o melhoramento do condicionamento físico e consequentemente da saúde.


Os treinos

Confira:
Pratique muay thai pela sua saúde
1. Pular corda
 
Os saltos rápidos garantem um alto gasto calórico e turbinam a preparação física do aluno. Em geral, são utilizados como um aquecimento.
 
2. Correr
 
O típico exercício aeróbico trabalha os membros inferiores e garante uma boa resistência na hora da luta.
 
3. Fazer abdominais
 
O levantamento da cabeça e do tronco tonifica os músculos do core, o que melhora a sustentação da coluna e ajuda a adquirir uma boa postura.
 
4. Pulos e socos na cama elástica
 
A rotina de socos aprimora a coordenação motora, enquanto a instabilidade da cama elástica imita a situação da luta.


Reportagem selecionada: Pratique muay thai pela sua saúde
Link Para Acesso: https://saude.abril.com.br/fitness/pratique-muay-thai-pela-sua-saude/