quinta-feira, 23 de agosto de 2018

quarta-feira, 22 de agosto de 2018


        Relatório Sobre a Participação na Mesa-Redonda (O Pensamento Computacional na Educação Básica: o que esperar (SBC)

        Queremos deixar claro, que foi muito gratificante poder participar da Mesa-Redonda, onde foi tratado o assunto sobre: O Pensamento Computacional na Educação Básica: o que esperar (SBC). Agradecer aos ministrantes da Palestra, sendo eles, a coordenadora: Leila Ribeiro (UFRGS), Leonardo Viana Pereira (UFAL) e Ivan Cláudio Pereira Siqueira (USP) por compartilharem conosco seus conhecimentos e aprendizagens.
         A princípio iniciaram a palestra com as seguintes indagações: O que é computação? Porque ensinar computação nas escolas? O que ensinar de computação nas escolas? Como viabilizar o ensino de computação nas escolas?. De grosso modo, iniciaram falando sobre o que era computação, para que nós ouvintes, pudéssemos compreender os demais temas a serem discutidos. Além disso, fizeram também colocações a respeito da importância do profissional da área de computação.
        Percebemos que a temática forte e central da palestra foi, a não obrigatoriedade da disciplina de computação na grade curricular dos alunos na atualidade, a importância de alguns projetos na área da computação, como forma de estimulo aos jovens e adolescentes a estudarem, e se interessarem pelo assunto e a importância de se estudar computação.
      Interessante que eles falaram que, a computação estava em tudo, em todas as matérias, em todos os lugares, em tudo que fazemos. Ao decorrer do assunto, podemos perceber que a disciplina da computação é a única que nos ajuda a compreender o mundo digital, e também a nos inserirmos nele. Levando em consideração que a tecnologia cada vez está mais avançada, vemos a importância que é estudar computação.
         Em um determinado momento citaram que, várias escolas privadas estão inserindo computação no seu currículo, e se não houver uma política de governo para que todas as escolas de ensino público, insira computação nos seus currículos, daqui a dez anos, a gente vai ter a desigualdade social muito maior, porque, o que vai acontecer é, que todas essas pessoas da escola privada vão ter muitas habilidades, diferente das que for de escola pública. Além disso, todos os países desenvolvidos também inserem computação dos seus currículos, pois isso é muito importante, faz parte da vida das pessoas, e também da economia de todos esses países. Por fim percebemos que cada palestrante falou sobre determinadas áreas diferentes, porém com um único objetivo, a importância da computação na educação básica.
        Apesar de muito extensa as palestras, a roda de conversa ficou por último, digamos que o debate foi para fechar com chave de ouro, porém por motivos de dependência de transporte, e de horário, tivemos que sair no final das palestras, o que nos deixou um pouco apreensivos, mas de certa forma saímos bem contentes, pois, os temas tratado nos fez perceber a realidade educacional e a importância da computação para nossas vidas..