sexta-feira, 13 de julho de 2018


Roteiro da História em Quadrinhos

Tema escolhido:
        O tema proposto nos apresenta uma necessidade de assegurar uma atenção aos conteúdos acessados por crianças e adolescentes e também monitorar e restringir a geração de novos conteúdos inapropriados.

Personagens:
Kelly - (vitima)
JP - (produz conteúdos)
Luka - (consumidor do conteúdo)
Prof. Cabral - (orientador)

Ambiente (cenário), relação entre os personagens, Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história, solução do problema e encerramento da história:
       Os acontecimentos ocorrem na maioria dos momentos na quadra de esporte da escola fictícia e no quarto do JP. Kelly, JP e Luka são Alunos do 8º ano do ensino fundamental da escola Roosevelt e o Professor Cabral leciona edf.
         Em uma aula de Edf do professor Cabral, o aluno JP faz algumas filmagens de Kelly em poses constrangedoras, e ao chegar em casa produz um vídeo inapropriado e posta de forma anônima em uma rede de conteúdo adulto RedGram(Fictício), com uma legenda de cunho sexual. Esse vídeo viraliza e expõe Kelly a situações vexatórias. Luka ao assistir o vídeo, chega na aula de Edf e reúne alguns amigos para mostrar o vídeo e comentar sobre Kelly, a Mesma fica sabendo do vídeo e começa a isolar-se da turma por vergonha. Nesse momento o Prof. Cabral fica sabendo de toda a história e resolve agir em defesa da vítima. O professor então conduz sua aula para uma discussão reflexiva sobre os riscos de produzir e consumir conteúdo inapropriado para a faixa etária e aponta para as consequências legais de tal ato.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

  História de Vida: Nossa Inclusão Digital


         Temos o conceito que o mundo digital vem sendo de suma importância, tem um grande significado em nosso meio pelo fato da dependência de pesquisas, aprendizagens, conceitos, dentre outros, e de alguma forma é o que nos atrai, seja por videos, textos, até mesmo áudios. De inicio, começamos a nos alfabetizar sobre o mundo digital, a partir do contato com os primeiros aparelhos (Computadores, Celulares e Televisões) dai por diante, começamos a entender como funcionava o mundo das tecnologias.
      O que mais nos chamou a atenção sobre as Tics, foi o fato da mesma conter muitas informações valiosas e imediatas, assim como um poder de comunicação rápido e preciso. Entretanto, nem tudo é um mar de rosas, o mundo das Tics trouxe também consigo, pontos negativos que interfere na vida  de alguns dos cidadãos.
        Dando continuidade, o primeiro passo para nossa inclusão no mundo digital, foi conhecer um aparelho chamado Televisão, esse objeto nos permitia assistir, noticiários, filmes, jogos e etc. A partir desse primeiro contato que começou a nossa jornada no mundo tecnológico, ou seja, nossa inclusão. Abaixo a foto do primeiro aparelho tecnológico, que tivemos contato. É valido ressaltar que os aspectos das televisões antigas eram bens diferentes em relação a sua espessura atual.

TV
     

        Após o Sucesso de um primeiro passo que demos, pudemos ter contato com outros aparelhos mais avançados que chegaram para revolucionar, que foram os computadores e smartphones, esses nos ajudaram bastante para o processo de da adaptação. Seguindo a Diante, tivemos o nosso primeiro contato com os computadores, onde podíamos fazer pesquisas via Internet, esses facilitavam o nosso tempo, na hora da buscar de informações. Para podermos ter acesso, tínhamos que ir a lan house, pois as condições de investir na compra de uma maquina eram poucas, lá podíamos ter acesso direto com a Internet, por um custo baixo. Abaixo a foto do segundo aparelho tecnológico, que contribuiu para nossa inclusão com o mundo digital.

Computador
        

        Dando Continuidade ao processo de inclusão, ao passar do tempo novas tecnologias foram parecendo, e o celular que na época era de botão, passa a ser com touch screen, juntamente com ele o acesso a Internet via smartphone. Com o lançamento desse aparelho, pudemos ter acesso direto, as informações do mundo, após o aparecimento dos smartphones, surgiram as redes sociais: Orkut, MSN, Facebook, Instagram e Whatsapp, que por sua vez, teve uma grande parcela para nossa permanência no mundo digital. Abaixo uma foto que representa, o surgimento dos celulares avançados, das redes sociais e da nossa experiência com os mesmos.

Smartphones/Redes Sociais


        Há um grande medo por parte nossa, com essa evolução continua do mundo digital, como toda ferramenta tecnológica tem seu pontos positivos, também pode ter seu lado negativo, principalmente, no âmbito da educação, os responsáveis por essa evolução, estão cada vez mais obcecados por resultados que possa surpreender a sociedade, porém, se não houver um certo limite, pode prejudicar de alguma forma, por exemplo: temos como conferir nosso saldo bancário sem precisar de locomoção. Em Dubai, estão analisando uma possível construção de um supermercado em que o cliente poderá efetuar sua compra sem precisar adentrar no estabelecimento, apenas, por via tecnológica, ou seja, entretanto ideias como essas, pode causar um certo dano em questão do contato direto com outras pessoas, isso pode ser extremamente prejudicial para vida da população, na questão da formação de valores éticos, mediante a comunicação entre pessoas. Isso nos faz refletir, e indagar, "Até que ponto a tecnologia pode chegar?".

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Apresentação Dos Criadores Do Blogger


Sejam muito bem-vindos ao nosso blogger! 
        Olá eu me chamo Davi Soares, sou um dos criadores desse blogger, falarei brevemente sobre minha vida. Sou natural de Penedo/AL, vim para Maceió devido, minha aprovação no curso de Educação física. Bem, meus dias estão sendo bastante corridos, devido as disciplinas da faculdade estarem bem puxadas, isso exige mais dedicação de nossa parte, passo a maior parte do meu dia estudando, ainda estou me adaptando a essa vida, mas estou bem contente. Eu resolvi optar pelo curso de Educação física por algumas razões: 1° Sempre gostei da matéria de EDF,  acho fascinante o estudo do corpo humano, 2° tive poucos professores da área que eram bons profissionais, a maioria só gostava de fingir que dava aula, 3° tive dois professores que eu me espelhei, 4° meu teste vocacional dava direto EDF rsrs. Espero que o curso seja bastante agradável, que consiga me formar, e já ingressar em uma pós ou mestrado, que será um desafio para mim pois sabemos o quanto é concorrido, espero poder fazer amizades com alunos e professores, poder compartilhar conhecimento e a cima de tudo, poder fazer a diferença na área da educação física, após me formar!

        Olá, meu nome é Jaaziel santos, sou um dos criadores desse blogger, natural de Arapiraca-AL, porém, nem sempre residi no estado, por conta de um sonho ao qual fui em busca, faz um ano que estou de volta a Alagoas. O principal motivo para ter escolhido o curso de Educação Fisica, se deu pelo fato de apresentar vários estudos sobre nosso corpo, em parte, também para maior conhecimento sobre meu próprio corpo como um atleta, me vi em saber sobre o que se passa no corpo, principalmente em movimento. Tenho grande expectativa dentro do curso, de desempenhar um bom trabalho ao longo dos períodos, almejo obter o máximo de conhecimento possível, e consequentemente, será muito prazeroso passar adiante em forma de ensinamento para meus futuros alunos, me vejo dentro de um desafio, após a conclusão de licenciatura, complementar com Bacharel, e logo em seguida, tentar um mestrado e quem sabe um Doutorado. 
        
        Olá caro leitor, eu sou Roosevelt Medeiros e sou um dos criadores desse blogger. Tenho 34 anos, sou Alagoano, apaixonado por Maceió e louco por esportes coletivos em especial o handebol. Minha história com Educação Física teve início em 2003 no Instituto Batista de Ensino Superior – IBESA. Foi no IBESA que dei início a graduação em EDF Licenciatura e Com muitas dificuldades passei por toda a graduação sem perder nenhuma disciplina, mas em setembro de 2007, as vésperas da conclusão do curso eu sofri um acidente. Fui atropelado enquanto pedalava as 4h30 de uma segunda-feira na av. Durval de Góes Monteiro... Após esse acidente nada relacionado a Educação Física me chamava mais a atenção e foi então que de forma precoce eu abandonei a Educação Física. Mas o esporte tem seus encantos e mesmo longe da graduação em EDF, eu nunca consegui abandonar a prática do Handebol. Então em julho de 2014 em uma conversa com um grande amigo, surgiu a ideia de montarmos um nova equipe de handebol. Assim teve início o Lyon Handebol Clube... Naturalmente assumi o papel de treinador da equipe, me reaproximando novamente da Educação Física. Muitas coisa aconteceram até eu chegar aqui, mas o que realmente importa contar nesse momento é que o amor por exercer a atividade de professor de Educação Física voltou a aquecer meu coração e  finalmente eu resolvi encarar meus medos  e fazer o ENEM; mesmo sem acreditar, eu passei e agora estou aqui... Finalmente estou de Volta a graduação em Educação Física – Licenciatura, cheio de expectativas e um desejo insaciável de me tornar o melhor profissional que eu puder ser. Então eu te faço um convite, me acompanhe ao longo dessa jornada, pois estarei aqui compartilhando aprendizados, experiências, dificuldades e as alegrias da vida de um Graduando em Educação Física Licenciatura -UFAL.
                                            
                               Foto Dos Criadores do Blogger
                           Jaaziel    /           Davi          /     Roosevelt